segunda-feira, 2 de maio de 2011

Salada fria de bacalhau.

Boa Noite bloguetes!!!
Em primeiro lugar, quero agradecer o carinho de todos, estou muito felizzzz!
Ontem o lançamento do blog foi um sucesso, foi no desfile da AVCCI.
O desfile também foi sucesso total, a união da Esfera, da M2 e do salão da Helena proporcionaram produções impecáveis . Looks maravilhosos e muitos elogios!!!
Logo colocarei as fotos do desfile e dos convidados tiradas pela produção do Antonio Rizza, e também mais novidades, como produções para as festas que estão chegando como Tim, Marcinha e Jantar do Sanatório! Ahhhh e um vídeo com uma entrevista com o estilista Audie Oliveira, que desenvolveu uma calça jeans maravilhosa exclusivamente para mim! Estou muito chiqueeeee!
Aguardem!!!!
Agora como está chegando a semana santa, um amigo queridíssimo e super talentoso como chef de cozinha vai dar receitas maravilhosas preparadas por ele!!!!

Semana Santa
by Élcio Parreira
Durante o período da semana santa a comunidade católica em si faz a penitência da carne vermelha, por isso que darei umas dicas de cardápio para a sexta feira santa e explicarei um pouco o significado e origem da semana santa, espero que gostem.
A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição.
Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.
Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo.
Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas.
Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que Ele fosse um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram.
Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte.
Em 325 d.C, o Concílio de Niceia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, fabricou e consolidou a doutrina da Igreja Católica, com a escolha dos livros sagrados e as datas religiosas. Ficou decidido também que a Semana Santa seria comemorada por uma semana (do domingo de ramos ao domingo de Páscoa). Há relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo depois de sua morte. Porém comemoravam dois dias apenas (sábado de aleluia e domingo da ressurreição). Nesse Concílio também foi adotado o Catolicismo como religião oficial do Império Romano.
Cada dia da comemoração faz referência a um acontecimento: o domingo de ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.
Salada fria de Bacalhau

500g de Bacalhau desalgado
500g de batatas cozidas ao dente
500g de cenouras cozidas
1 pimentão verde picado em rodelas
1 pimentão vermelho picado em rodelas
1 pimentão amarelo picados em rodelas
1 vidro de alcaparras
1 vidro pequeno de azeitonas verdes
1 vidro pequeno de azeitonas pretas
1 brócolis cozido
Modo de preparo:
Dessalgar o bacalhau por 24 horas sempre trocando a água, depois de dessalgado colocar azeite em uma frigideira e dar uma leve grelhada no bacalhau, depois desfiar o bacalhau e acrescentar os restantes dos ingredientes e regar com bastante azeite.
Bacalhoada

Ingredientes
800 g de bacalhau em postas
2 cebolas
2 tomates
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 kg de batata
1 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço
250 ml de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de salsinha picada
pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
1. Numa tigela, coloque o bacalhau e cubra com água. Deixe de molho por 12 horas e troque a água 5 vezes.
2. Corte as cebolas e os tomates em rodelas. Corte os pimentões ao meio no sentido do comprimento. Retire as sementes e corte cada metade em cubos. Corte as azeitonas em quatro no sentido do comprimento.
3. Descasque as batatas, coloque numa panela, cubra com água e adicione 1 colher (chá) de sal. Leve ao fogo alto e, quando ferver, deixe cozinhar por 10 minutos. Para verificar o ponto, espete um garfo, as batatas devem estar macias.
4. Escorra a água e deixe as batatas esfriarem. Corte-as em rodelas de 1 cm de espessura.
5. Em outra panela, coloque o bacalhau dessalgado e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e escorra a água.
6. Pré- aqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
7. Num refratário, espalhe o bacalhau e arrume todos os outros ingredientes por cima. Regue com o azeite de oliva e polvilhe com a salsinha. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 30 minutos.
8. Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 15 minutos. Sirva bem quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário