sábado, 28 de maio de 2011

Faculdade de moda, por Paula Castanheira!


Muitas meninas na hora de escolher qual faculdade fazer, ou até mesmo o curso, sentem bastante dúvida. Depois que criei o blog, surgiram várias perguntas sobre o curso de moda, que nestes últimos anos tem crescido cada dia mais. Para esclarecer as dúvidas e saber mais sobre a realidade deste curso, convidei Paula Castanheira para falar sobre esse assunto que atrai e encanta tantas mulheres! 


Olá bloguetes da Flávia,
Eu assim como vocês estou adorando este blog, tanto que resolvi escrever sobre essa paixão por moda que me aproximou de Flávia e me traz realização e satisfação. Pra mim o curso de moda é muito prazeroso, fantasioso, me sinto brincando na profissão além de nela fazer amigos, ver e viver um mundo encantado cheio de roupas, sapatos, pessoas e acessórios lindos.
Neste universo, nós designers de moda e amantes dela, podemos traçar vários caminhos para nos tornarmos profissionais, pra quem pensa em fazer design de moda e quer se informar sobre ele vou escrever um pouco do curso, me formo agora e tive a experiência de estudar em Ribeirão Preto, em Belo Horizonte, em Uberlândia e agora em Brasília. Entendo que ao escolher uma instituição é importante visitá-la, questionar, se informar sobre ela, sobre os professores e também a cidade onde você vai morar, saber o que ela pode oferecer em estágio pois até descobrirmos o que mais gostamos passeamos por várias áreas desde o processo de criação até a apresentação da coleção e sua comercialização.
O processo de criação exige de criatividade, disciplina, organização, muuuuuita pesquisa, leitura, leitura e leitura, isso tudo para chegar a etapa seguinte de maneira sólida. Podendo então desenhar procuramos um tema de inspiração.
M a r a v i l h o s o s  temas de inspiração! Descobertos por acaso ou uma paixão, como acontece comigo, em minha atual coleção desenvolvo sobre projetos paisagísticos do artista Roberto Burle Marx. O importante é o tema envolver, inspirar, emocionar e fazer apaixonado o criador, afinal por pelo menos seis meses vai ser seu maior companheiro.
Coleção desenhada o passo seguinte é montar produção com os desenhos e depois confeccioná-los com a costureira que você fez testes e levou as cores e tecidos escolhidos. O objetivo é mostrar e comercializar o seu produto, pensamos então em manequim, cabelo, acessórios e tudo que pode compor com o tema de inspiração e sua coleção para surpreender seu público alvo.
Apresentar a coleção requer planejamento, organização, leva tempo por ela ser o resultado final de todo o processo, nessa hora é importante contar com bons profissionais além de bons amigos que vão te dar uma mão nas horas de stress, pessoas nas quais você confie, uma amiga que maquia super bem, aquela avó que prende um botão, dá o ponto e faz sua irmã ou amiga se sentirem a “Gisele” com um simples bob prendido por ela, sem contar a prima que vai lembrar do pente fino enquanto você enlouquece ela, além do amigo da loja que você mais gosta, ele vai te dar super dicas e rezar pra dar tudo certo no seu dia, afinal você também torce por ele.
O dia chegou! Está tudo lindo, olhos brilhando, família orgulhosa, várias vendas, contatos, fotos, agora começa outra parte do trabalho. Publique nos quatro cantos do mundo, grite aos sete ventos, conquiste suas clientes, daqui uns dias esse mesmo processo se reinicia com uma nova inspiração e tudo vai estar melhor ainda a cada coleção, a paixão por moda nos leva e tudo caminha.
Para finalizar, é humanamente impossível amar só uma área de moda, apesar de haver escolha não conseguimos optar entre criar, desenhar, planejar coleções, cuidar dos negócios, fazer marketing, modelar, pensar em cenografia, ser vitrinista, trabalhar com vendas, estamos sempre querendo fazer tudo ao mesmo tempo e o que é melhor: conseguimos e ainda chegamos modernas, cheias de estilo, sem contar que nossas amigas contam com nossa ajuda para produção até na porta da balada.
Na área de moda podemos ainda passear por jornalismo, fotografia, consultoria e muitos outros, se alguém se interessar pelo curso de moda e tiver alguma dúvida ou mesmo quiser trocar informações sobre livros, exposições, faculdades,desfiles, eventos, me mandem um email.
Um beijo, espero que gostem da estréia assim como eu, uma experiência nova da qual nunca pensei participar. Vou estar sempre pensado em vocês e em escrever curiosidades, conhecimentos e dividir aqui no blog tudo que aprendi e continuo aprendendo com moda.
Por Paula Castanheira.

Face: Paula Castanheira

Um comentário:

  1. Algumas pessoas nascem lindas... outras ricas... outras lindas, ricas e estilosas. Algumas gostam de serem notadas por suas roupas, outras só sabem se destacar pelas roupas que usam , as pessoas olhar acham bonita, mas o que querem realmente é distância.
    Enfim, na verdade o que realmente faz uma mulher ser admirada fisicamente e profissionamente é a gentileza, o bom humor,o equilíbrio físico e mental, o bom carater e sem dúvida nenhuma a boa educação.
    As vezes a pessoa nem está tão antenada na moda, mas se tiver todas estas caracteristicas sem nenhuma dúvida, terá amigos de verdade aonde quer que vá e ira cativar todos ao seu redor.
    Ser humilde, ter ambição mas, moderadamente, tudo isso faz muito bem para qualquer pessoa em qualquer profissão.

    Flávia, parabéns pelo site. Agradecemos pelo tempo que você dedica em nos manter sempre bem informadas!
    Você tem todas essas qualidades e ainda se veste muitissimo bem!
    Sucesso

    ResponderExcluir